MENU



 

 

Ana Paula Antunes Martins

Professora Adjunta no Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (GPP/UnB). Pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH/UnB). Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível B. Doutora em Sociologia na Universidade de Brasília com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Rio Grande (2002) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Mulheres do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NEPeM/UnB). Atuou como Assessora Técnica da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Professora Substituta no Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília, como Professora na Escola da Magistratura do Distrito Federal (ESMA/DF) e como Consultora de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres da ONU Mulheres. Desenvolveu atividades de consultoria junto à UNESCO, ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal; de pesquisadora no Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e no Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ). Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas, Sociologia e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de equidade de gênero e interseccionalidades; sociologia dos novos movimentos sociais; governança e participação social.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/7456591441811200 

 

 

 

Alexandre Kehrig Veronese Aguiar

Possui graduação em Direito (ciências jurídicas e sociais) pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é Professor Associado de Teoria Social e do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Foi Professor Assistente na Universidade Federal Fluminense (UFF), de 2005 até 2012, bem como trabalhou em institutos de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação de 1996 até 2005. É coordenador do GETEL/UnB - Grupo de Estudos de Direito das Telecomunicações (www.getel.org), Pesquisador Associado do CCOM/UnB - Centro de Política, Direito, Tecnologia e Economia da Comunicação (www.ccom.unb.br), onde colabora em pesquisa sobre a regulação por incentivos em telecomunicações (projeto atual, sob coordenação de Marcio Iorio Aranha), Pesquisador Associado do Centro de Estudos em Direito da União Europeia da Universidade do Minho (Portugal), onde colabora com pesquisas sobre o Mercado Único Digital e inteligência artificial (projeto atual, sob coordenação de Alessandra Silveira). Coordena projeto de pesquisa com recursos da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -, cujo título é "Pesquisa documental e de campo sobre autoridades de proteção de dados na América Latina: o conceito social e institucional de privacidade e de dados pessoais". Tem experiência na área de direito, com ênfase em direito público e teoria social, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia do Direito, Estudos de Internet & Sociedade, Direito & Telecomunicações, Ciência, Tecnologia e Inovação. - Academia: https://brasilia.academia.edu/AlexandreVeronese. - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2287-1005. - ResearcherID: H-1563-2017. - Scopus Author ID: 55765484800 (Texto informado pelo autor)

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2645812441653704

 

 

 

Beatriz Fátima Morgan

Doutora em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP)

Beatriz Morgan atua como professora e pesquisadora na área de Contabilidade Gerencial e Custos nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília. É membro do núcleo permanente do Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas/UnB. Possui doutorado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo. Efetuou estágio de doutorado na Copenhagen Business School pelo programa PDEE-CAPES. Em suas pesquisas tem interesse em estudar principalmente como a contabilidade (números financeiros e não financeiros) contribui para superar os desafios operacionais nos processos decisórios, no planejamento e na avaliação de desempenho das organizações. Como segunda área de pesquisa, interessa-se por temas de educação e pesquisa, mais especificamente, internacionalização e avaliação da educação superior, e pesquisa qualitativa. É líder dos grupos de pesquisa NUCRC - Núcleo de Estudos em Compliance, Risco e Controle e do Educont - Grupo de Estudos em Avaliação da Educação e Pesquisa em Contabilidade. Foi Diretora Geral do 2º e 3º CCGUnB - Congresso UnB de Contabilidade e Governança. É membro do conselho de política editorial da revista Prospectus - Pesquisa Qualitativa em Contabilidade e Organizações e dos conselhos consultivos de várias revistas na área de contabilidade e organizações.

Nome em citações bibliográficas: MORGAN, B. F.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9695855057684384

 

Camilo Negri

Doutor em Estudos Comparados Sobre as Américas pela Universidade de Brasília (UnB)

É Professor Adjunto do Departamento de Gestão de Políticas Públicas (UnB). Mestre e Doutor em Ciências Sociais- Estudos Comparados sobre as Américas (CEPPAC, UnB - 2005, 2009). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (PPG-ECsA). Coordena o Grupo de Pesquisa Ideologias Políticas Comparadas e é pesquisador fundador do Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais da Flacso-Brasil. Pesquisa, principalmente, nos seguintes temas: democracia, ideologia e Cultura Política na América Latina em perspectiva comparada.

E-mail:

Nome em citações bibliográficas: NEGRI, C.;NEGRI, CAMILO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0437435862708779

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1376-3168

 

 

 

Christiana Soares de Freitas

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB)

Atualmente é Professora Associada do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Curso de Graduação do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis (FACE) da Universidade de Brasília (UnB). É membro fundador e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). É pesquisadora do Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas (GIGAPP). É líder do grupo de pesquisa sobre Estado, Regulação, Internet e Sociedade (GERIS). É membro do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Foundation Brasil. É membro do Conselho Consultivo da ANEPCP (Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas). Possui pós-doutorado em Políticas Públicas e Governança Digital pelo GovLab, New York University (2018). Possui doutorado em Sociologia da Ciência e da Tecnologia pela Universidade de Brasília e Open University, Inglaterra (2003).

Tem experiência nas áreas de Inovação no Setor Público, Democracia Digital, Direitos Digitais, Governança Digital, Regulação da Internet, Sociologia da Ciência e da Tecnologia, Comunicação, Administração Pública, Teoria das Organizações e Políticas Públicas. Seus principais temas de pesquisa envolvem a análise de redes para participação política; as políticas regulatórias sobre o uso das mídias e redes sociais; redes abertas de produção e divulgação de conhecimento; knowledge commons como motor de inovação e geração de valor público; avaliação de programas governamentais e políticas públicas. Conceitos tratados e desenvolvidos em pesquisas e artigos incluem participação política digital; knowledge commons; inovação tecnológica; governança digital; capital tecnológico-informacional; tecnologias da informação e comunicação; software livre e software público; administração e avaliação de serviços públicos digitais; democratização do conhecimento na sociedade em rede e democracia digital.

Nome em citações bibliográficas: FREITAS, C. S.;FREITAS, CHRISTIANA SOARES DE

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5250541522722172

 

 

Clesia Camilo Pereira

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)

Clesia Camilo Pereira é professora adjunta do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília UnB. Doutora e mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas FGV; e em Análise e Auditoria Contábil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO. Graduada em ciências contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO. A experiência profissional inclui cargos de direção na área de controladoria nos setores de telecomunicação, agropecuária e comércio varejista e atacadista; e consultoria nas áreas: financeira, controladoria, societária e tributária. Atualmente está pesquisando nas áreas de Contabilidade Tributária e Gestão de Custos e Controladoria.

Nome em citações bibliográficas: PEREIRA, Clesia C.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8780262974510243

 

 

 

 

Eduardo Tadeu Vieira

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (1984), Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (2001) e Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis oferecido pelo consórcio UnB/UFRN/UFPB (2013). Foi Secretário de Planejamento (Pró-Reitor) da Universidade de Brasília de 1997 a 2009. Foi Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília pelo período de 2017 a 2021.

E-mail:

Nome em citações bibliográficas: VIEIRA, Eduardo Tadeu

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1114398561970191

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2763-456X

 

  

 

 

Elisabeth Aparecida Corrêa Menezes

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (2012); Mestre em Administração com foco em Gestão Social e Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB) e com período de estudos na École Des Hautes Études Commerciales (HEC) em Montreal, Canadá (2006). MBA em Estratégia Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV); Graduada em Administração de Empresas. Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching SBC (2014). Atua na administração pública federal há mais de 20 anos. É servidora pública federal da carreira do Magistério Superior – Professora Associada do Departamento de Gestão de Políticas Públicas (GPP-FACE) da Universidade de Brasília (UnB). É docente do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas e pesquisadora do Laboratório de Inteligência Pública, vinculado ao GPP-FACE. Exerce a função de Coordenadora Geral de Gestão de Governança, Gestão e Empreendedorismo no Ministério da Educação/SESU/DIFES desde junho 2020. Atuou na Universidade Federal do Tocantins (UFT), de 2007 a 2020, onde elaborou os Projetos Pedagógicos de Pós-Graduação lato sensu: MBA em gestão de pessoas e MBA em gerenciamento de projetos, tendo sido coordenadora dos referidos cursos por mais de 10 anos. Foi Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, de 2017 a 2020, nessa função, entre outras atividades, automatizou processos da área de gestão de pessoas por meio da implantação de vários módulos do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (SIGEPE), implantou o Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SISREF); o módulo SIGEP ‘Férias Web’, o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (SIORG) e o módulo SIGEPE ‘Assentamento Funcional Digital (AFD)’. Ainda na UFT, foi também Conselheira dos Órgãos Colegiados Superiores, membro da Câmara de Administração, membro da Câmara de Legislação e Normas. Atuou como segunda Vice-Coordenadora Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das Universidades Federais (FORGEPE). Exerceu atividades no Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, em Brasília/DF, onde, entre outras atividades, atuou como Vice-Presidente do Comitê de Melhoria da Qualidade de Gestão e membro do Comitê de Desburocratização em Saúde. Foi Coordenadora de Orçamento durante 7 anos na Geap Autogestão em Saúde.

 

 

 

Franco de Matos

Professor Adjunto - Curso Gestão de Políticas Públicas (GPP) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) da Universidade de Brasília (UnB) - Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA), da UnB. Possui doutorado e mestrado em Ciências - área de concentração Integração da América Latina - pela Universidade de São Paulo (USP), pelo Programa de Integração da América Latina (PROLAM). É graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). (Texto informado pelo autor)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2925522478177762 

 

 

 

 

 

José Antonio de França

Doutorado em Economia e em Ciência Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - UDF(1979), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2014), mestrado em Amministrazione e Controllo pela Università degli Studi di Torino (1997), mestrado em Administração contábil e financeira pela Universidade de Brasília -UnB (2001), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2012) e doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2020). É professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília. Tem experiência em contabilidade corporativa, com ênfase em Contabilidade societária, contabilidade tributária, auditoria, contabilidade do terceiro setor, normas de contabilidade e análise de desempenho. Nos campos de ensino e pesquisa tem se dedicado à pesquisa empírico-teórica quantitativa, teoria da contabilidade, sistema de informações contábeis, relacionamento, contabilidade x economia. Orientou e orienta diversos alunos nos cursos de graduação e especialização lato senso. Participou de bancas de doutorado e mestrado como membro avaliador na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Brasília (UnB). Na gestão acadêmica exerceu a função de Coordenador de Graduação e Chefia do Departamento144 de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) da Universidade de Brasília (UnB).

E-mail:

Nome em citações bibliográficas: FRANÇA, J. A.;DE FRANÇA, J.A;DE FRANÇA, JOSÉ ANTONIO;DE FRANÇA, JOSE ANTONIO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7124125130377391

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8233-3620

 

 

 

José Marilson Martins Dantas

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB)

Professor associado da Universidade de Brasília, Doutor em Contabilidade pela UnB e Mestre em Contabilidade pela USP. Coordenador do programa de extensão tecnológica da UnB "Disseminação da cultura de Custos e Governança no Executivo, Legislativo e Judiciário nos Municípios, Estados e na União". Autor do modelo conceitual e das propriedades intelectuais(softwares) SICGESP e RECASP e do Know How: Práticas de Accountability e Governança para a Utilização da Informação de Custos para o Setor Público, todos registrados no NIT da UnB. Palestrante e professor de custos e governança pública em cursos de Pós-graduação. Membro da equipe de transição do governo federal do presidente Jair Messias Bolsonaro (2018). Ex-integrante da equipe de custos da STN- Secretaria do Tesouro Nacional.

Nome em citações bibliográficas: DANTAS, J. M. M.;DANTAS, JOSÉ MARILSON MARTINS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0245369616924416

Principais Publicações

 

 

Luiz Fernando Macedo Bessa

Doutor em Geographie Humaine et Organization de L'espace pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne

Graduado em Administração Pública (EAESP/FGV), Mestrado em "Analyse Regional et Organization de l 'Espace" e Doutorado em "Géographie Humaine et Organization de l?Espace", ambos pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). De 2003 a 2009 foi professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília. De 2005 a 2009, membro do grupo internacional de pesquisa Green Governance e pesquisador visitante (2005/6) na University of California, Berkeley.Desde 2009 é Professor da Universidade de Brasília-UnB, junto ao Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE/ UnB). Entre 2010 /3 atuou no Programa de Pós-Graduação em Administração da FACE/ UnB.

Desde 2013 está credenciado e atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (PPGDSCI/CEAM/UnB), do qual é coordenador desde 2018. Entre 2015/20 foi coordenador do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais do CEAM/UnB. Integra o grupos de pesquisa CNPq "Processos de Inovação e aprendizagem em políticas públicas e gestão social" . Em 2017 fez pós-doutorado junto ao Institut de Recherche pour le Developement (IRD/França)/ Universidade Paris 7, onde desenvolveu projeto de pesquisa sobre governança urbana/metropolitana . Na área de gestão pública, pesquisa sobre: governança urbana/metropolitana, gestão social, desenvolvimento local sustentável, instrumentos de gestão de políticas públicas, avaliação de programas e projetos.

E-mail:

Nome em citações bibliográficas: BESSA, Luiz Fernando Macedo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5332689423149315

 

 

 

Magda de Lima Lúcio

Dra. em Sociologia (2006) pela Universidade de Brasília - UnB. Professora Associada no Departamento de Gestão de Políticas Públicas; Coordena o Programa de Pós-graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, ambos vinculados à Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Pública - FACE. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares ? CEAM/UnB. Lidera o Laboratório de Inteligência Pública - PILab. Objetos de pesquisa: transferência de instrumentos e tecnologias de gestão, com foco em apoio a projetos de desenvolvimento nacional, regional e local; Concepção e implementação de modelos de gestão e governança; Delineamento de modelos de ecossistemas de inovação para o desenvolvimento nacional, focando na gestão e governança. Recentemente coordenou as seguintes pesquisas: Práticas de gestão participativa e análise dos instrumentos de gestão que visam o controle social: uma análise dos Relatórios Anuais de Gestão de 2015; Gestão e Governança do SUS, ambos em parceria com o Ministério da Saúde. Editora convidada de número especial da Revista Cadernos Gestão Pública e Cidadania (Fundação Getúlio Vargas), Campo de Públicas no Brasil: Avanços e perspectivas no ensino, na pesquisa e na extensão, em fase de revisão

Nome em citações bibliográficas: LÚCIO, Magda de Lima;LUCIO, M. L.

Lattes - http://lattes.cnpq.br/9967932202694567

Orcid - https://orcid.org/0000-0003-4205-6398

PILab - https://pilab.net.br

 

 

 

 

Sérgio Ricardo Miranda Nazaré

Possui Doutorado em Ciências Contábeis (2020), Mestrado em Administração (1993) e Graduação em Ciências Econômicas (1986), todos pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Adjunto da Universidade de Brasília, no departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UnB, Membro do Comitê de Auditoria da Emgea S.A.. Foi Membro do Conselho de Administração do IESB, Vice-Presidente do Banco de Brasília S.A. - BRB; Diretor do Grupo Segurador BBMapfre e Diretor da Diretoria de Clientes e da Diretoria de Governo do Banco do Brasil. Tem experiência na área de Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças Corporativas, Valuation, Controladoria, Custos, Análise Econômico-Financeira, mercado financeiro, fundos de pensão, produtos e serviços bancários, e estudos de viabilidade econômico-financeira. (Texto informado pelo autor)

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/8758858328735014

 

 

 

Sheila Cristina Tolentino Barbosa

Professora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (GPP/UnB). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Pós-doutorado pela University of Canterbury -Ciência Pç[tica e doutorado em administração com foco em gestão pública, pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Gestão de Políticas Públicas, com ênfase em gestão governamental e administração pública comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: organização da administração pública, administração pública comparada, relações interorganizacionais, gestão pública, implementação, redes e coordenação. (Texto informado pelo autor)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2555198467276027 

 

 

 

 

Paulo César de Melo Mendes

Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pela UnB, através do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós Graduação UFPB, UFRN, UnB. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Fundação Universidade de Brasília - UnB; Coordenador do Curso de Especialização em Perícia e Auditoria Contábil. Coordenador do Laboratorio de Pesquisa do Terceiro Setor, Ex-Chefe de Departamento, Ministra as disciplinas de Contabilidade Tributaria, Auditoria I e II; Companhias Abertas (CIAS). Professor do Curso de Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFRS. Com formação em Ciências Contábeis (1992) Especialização em Auditoria Interna e Externa. Coautor de três capítulos do livro: Contabilidade para Concurso e Exame de Suficiência e coautor de um capítulo do livro Teoria Avançada da Contabilidade. Ambos publicados pela Editora GEN Atlas. autor e co autor de artigos em periódicos Acadêmicos e especializados e com trabalhos publicados em Congressos. Orientador e pesquisador na área de Contabilidade Tributária, Auditoria Independente, Normas Internacionais de Contabilidae e Perícia Contábil. Atua como Auditor Independente, Consultor Financeiro e Perito Contábil. (Texto informado pelo autor).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0880896382546384

 

 

 

 

Paulo Ricardo da Costa Reis

Professor em exercício provisório no Departamento de Gestão de Políticas Públicas da FACE/UNB. Professor licenciado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde agosto de 2021. Foi professor efetivo do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015-2017). Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com área de concentração em Estado e Sociedade (2015). Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa com área de concentração em Administração Pública (2012). Bacharel em Administração pela mesma Instituição (2010). Tem experiência na área de Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e mensuração de desempenho em organizações do setor público, gestão de compras e contratações públicas e análise de políticas públicas e programas sociais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3419161468920677 

 

 

Sivaldo Pereira da Silva

Professor da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Mestre em Comunicação pela UFBA. Possui pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), Poscom-UFBa. Cientista de Dados com experiência em R e Python com especialidade na análise e reuso de Dados Abertos governamentais. Produção e pesquisa nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; opinião pública e internet; jornalismo de dados e política; políticas públicas de comunicação; regulação da comunicação digital, com foco em governança algorítmica e Inteligência Artificial. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); consultor ad hoc da Unesco no estudo sobre indicadores de desenvolvimento da mídia no Brasil e também na aplicação de indicadores de universalização da Internet. Também desenvolveu trabalhos de consultoria junto a outras organizações governamentais e não-governamentais na área de democracia digital e governo eletrônico, direitos humanos e mídia e políticas públicas. É fundador e coordenador do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD) atuando no GT de Transparência e Governo Aberto e GT de Parlamento Digital. Atualmente, é professor visitante na Technische Universität Dortmund (Universidade Técnica de Dortmund), desenvolvendo pesquisa de pós-doutorado no Erich-Brost-Institut, Alemanha.

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/6885446939439927